Do Politicamente Correto

Até uns anos atrás, eu tinha orgulho em me dizer politicamente incorreto. Achava que zoação fazia parte da vida, então foda-se. Achava que direitos humanos eram para humanos direitos. Felizmente, graças à maturidade, às porradas da vida e às leituras budistas, fui aprendendo o quanto isso era reprovável.

Foi um processo longo e penoso. Comecei devagar, reconhecendo meus erros, me debatendo entre mudar e me manter como era. Aprendi muito com muita gente.

Hoje me afirmo politicamente correto. Se tentar não magoar ou ofender ou denegrir ou fazer pouco de alguém é ser politicamente correto, então... é isso que eu quero ser e é isso que eu quero que pensem que eu sou.

É possível escolher quem eu quero ser. Serei aquele que perde o amigo mas não perde a piada, ou serei aquele que busca o bom convívio com todos os que estão à sua volta?

As pessoas falam ah, mas o mundo é feito de zoação e não há como mudar isso. Digo que tem como mudar sim. Posso não ser capaz de mudar o mundo, mas sei como é o mundo em que eu quero viver e pelo menos mudo a mim. Já é uma grande vitória.

***

Tudo isso pra apresentar mais um dos excelentes textos do Alex Castro pro Papo de Homem: Politicamente Correto, Uma Defesa.

Se você é politicamente correta, querida leitora, este texto é pra você.

Mas se você é politicamente incorreta, então... aí sim que este texto é pra você.

Nenhum comentário: