Rock in Rio: Eu Fui

Como amante de música e grandes eventos, eu sabia que iria ao Rock in Rio 2011 em algum de seus dias, mas já estava com tudo decidido quando anunciaram que Elton John iria participar. Este post é um resumo de tudo o que vi e vivi naquele 23 de setembro.

Desconfiado com o alto preço do RioCard feito especialmente para o evento, eu decidi ir de ônibus comum mesmo. Saí do serviço às 11 da manhã e peguei um ônibus no Centro do Rio de Janeiro com destino à Cidade do Rock. Cheguei lá bem rápido e por volta de meio dia e meio eu já estava torrando embaixo do sol, na fila.

Coisa rara de acontecer, os portões foram abertos na hora marcada, e às duas e dez eu já estava lá dentro. Aproveitando a fila pequena, dei uma volta na roda gigante e apreciei uma belíssima visão do Palco Mundo e de tudo o que havia em volta. Dei uma volta pela Rock Street, muito bonita de se ver, com mágicos, banda ambulante e palco com músicos de jazz. Se não quisesse ir para a turma do gargarejo tão cedo, teria ficado por ali um bom tempo curtindo o ambiente.

A Cidade do Rock ficou realmente espetacular. É muito maior do que parece na TV e nas fotos. Outro ponto a favor da Cidade do Rock foram os banheiros: enormes e limpos. Nada daqueles tenebrosos banheiros químicos. Depois de algumas voltas, lá fui eu para a turma do gargarejo esperar os shows, ouvindo os bons rocks que saíam dos alto-falantes - teve de Beatles a Dire Straits.

O Show de Abertura

Novamente o horário foi seguido à risca e a abertura oficial do festival começou exatamente às sete. Engrosso o coro do pessoal que diz que Milton Nascimento não mandou bem com Love of My Life. Ele é um cantor espetacular e a música é fantástica, mas a combinação não ficou legal.

Já o trio Titãs - Paralamas - OSB tirou onda com uma sequência arretada de rocks pauleira. Todos estão de parabéns, em especial os músicos da OSB que demonstravam estar muito empolgados por estarem ali (antes da apresentação começar, vários vieram à beira do palco saudar o público, que respondia com animação).

Este show me lembrou um pouco do show dos Paralamas quando eles abriram o show do The Police no Maracanã: estavam ali para um show de rock e foi isso que entregaram. Quase sem baladas, com a adrenalina lá em cima. Destaque para Polícia e Lorinha Bombril.

Claudia Leitte

Sinceramente, eu não sabia o que esperar da Claudia Leitte, e saí do show relativamente satisfeito. Não foi um show espetacular mas teve seus bons momentos. Azar da Claudia Leitte que os melhores momentos foram quando ela cantou música de outros artistas: Taj Mahal do Jorge Ben Jor, Satisfaction dos Stones, Telegrama do Zeca Baleiro e Dancing Days do Lulu Santos.

E foi no show dela o pior momento da noite, com a terrível Corda do Caranguejo. Eu nunca tinha ouvido essa música e quando entendi, graças às imagens no telão, o que iria acontecer, senti que aquilo não cheirava bem. Trocentas mil pessoas pulando freneticamente de um lado para o outro não fez bem ao pé de ninguém.

Kate Perry

Quando ficou decidido que eu iria no primeiro dia do Rock in Rio, baixei um dos discos da Kate para saber o que me esperava e não achei lá grandes coisas. Conhecia duas músicas mas nada chamou muito atenção. Com isso, cheguei no show achando que não gostaria muito.

E sabe que foi bacana? Como espetáculo, o show dela foi o melhor da noite. Muita interação com a plateia, raios laser, trocas mágicas de roupas ali no palco mesmo, na frente de todo mundo e, claro, fogos de artifício para combinar com o grand finale que foi a música Fireworks. Até mesmo antes do show começar a coisa foi divertida, com um casal de dançarinos que subiu ao palco e ficou jogando o que pareciam ser bichos de pelúcia para a plateia.

Elton John

O momento mais esperado da noite foi, claro, o melhor pra mim. Por estarmos no Rock in Rio, eu esperava que fossem tocados mais rocks do que baladas, mas alguns petardos acabaram ficando de fora (Pinball Wizard e Monkey Suit eram duas que fariam bonito no show).

De qualquer maneira, um show do Elton John sempre é bom pra mim. Começou com rock - com Saturday Night's Alright for Fighting - e terminou com rock - Crocodile Rock. E ainda teve Hey Ahab no meio, que é a minha música favorita do seu último disco, The Union.

Mas se o show foi bom, assisti-lo foi um suplício. Primeiro porque eu já estava há mais de seis horas em pé no mesmo lugar, cansado demais, segundo porque muitos que estavam esperando a Rihanna estavam hostilizando o cara. Teve gente que sentou no meio do show, na frente do palco, e uma menina do meu lado não parava de xingar e mandar o Elton John ir embora a cada fim de música. Ela não foi a única.

Deu pra ver claramente que o Elton John percebeu isso e cortou duas músicas do setlist. Uma foi Take Me to the Pilot - mais um rock! - e a outra foi Your Song. Justo ela, a música mais famosa dele, que ele afirma ter tocado em mais de 90% dos seus shows, ficou de fora, no bis que não aconteceu.

Pessoal do contra à parte, foi um show excelente. Hits do início ao fim, Skyline Pigeon de presente para a plateia brasileira, rocks para divertir e baladas para emocionar. Como é um festival, teve de ser mais curto, claro, e durou só uma hora e meia, ao invés das duas horas e quarenta minutos habituais, mas foi inesquecível. De lambuja ainda consegui fotos excelentes.

Terminado seu show, eu nem esperei pela Rihanna. Encontrei com amigos fãs, fomos fazer um lanche, passamos pela loja de produtos oficiais (tudo caro demais, não comprei nada) e partimos rumo às nossas casas e hoteis.

O retorno da Cidade do Rock também foi bem tranquilo. Uma rápida caminhada até o autódromo, distante apenas alguns minutos, pegamos um ônibus normal para o Terminal Alvorada e de lá um ônibus para a Central do Brasil, onde peguei uma van para Niterói. Fui deitar com o dia já claro, satisfeito com a excelente jornada.

Agora é esperar por 2013.

5 comentários:

Amoreena72 disse...

Gostei do seu depoimento sobre o Rock in Rio 23/09/2011, Mário. Eu também gostei do show da Kate e fui me hidratar e alimentar na hora do show da Rihanna, infelizmente não aguentei ficar mais tempo, meus pés e joelhos doíam, ainda mais que ela atrasou demais!
Abraços,
Marli, de Sampa.

Mário Marinato disse...

Fala, Marli! Acho que tenho uma foto sua no Rock in Rio aqui em casa!

LAS disse...

Mario, realmente, aqueles "aborrescentes" sem educação foram um saco. "Perdoai-lhes Deus, porque eles não sabem o que fazem". Adorei o show do Elton.
O Medina mostrou toda sua fora de classe, de profissionalismo, em suma falta de tudo. Como dizia minha mãe: "Cada dá o que tem", ou seja quem não tem, não dá.

Mário Marinato disse...

Leila, teve um bocado de fãs da Rihanna que estavam a fim de curtir o show dele. Antes de tudo começar a gente conversou bastante, eles perguntavam das músicas que ele cantaria, coisa e tal.

Mas o que não queriam curtir, puta merda, mereciam apanhar.

LAS disse...

Mario, os adolescentes fizeram estavam em peso gritando Rihanna (para não eu não falar Pi...). Fiquei c/ horror a Kate Perry e Rihanna. Bah!!!! Feias!!!! Horrosas!!!! Pilantras!!!! Ai! Ai!